quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O COELHO QUE GUIA A ÁGUIA

"Há dois jogadores que estão melhor em termos físicos do que o ano passado que são o Saviola e o Aimar. Se olharem para os jogos do Benfica, o último passe da maioria dos golos do Benfica são de quem? Hoje foi outra vez ele [Saviola]. Ele é um jogador determinante, marcando ou não marcando, está lá sempre para fazer o passe." - Jorge Jesus, após a vitória frente ao Sporting de Braga (1-0).
Javier Saviola será, seguramente, neste início de época, o jogador mais importante da equipa do Benfica, juntamente com Fábio Coentrão. Se o canhoto das Caxinas continua em alta rotação desde a época passada, sendo a principal força ofensiva dos "encarnados", o baixinho argentino está a mostrar-se decisivo no último passe.
Por onde passou, habituámo-nos a ver "El Conejo" como goleador (River Plate e Barcelona, em particular), mas esta época, perante as dificuldades iniciais da equipa, despontou como principal municiador do ataque, como farol ofensivo dos "encarnados".
Ao solitário golo apontado esta temporada, na derrota em Guimarães, responde com quatro assistências para golo, que o fazem emergir como "rei" dos passes decisivos nas primeiras 7 jornadas da Liga portuguesa.
Tal como no conto de Lewis Carroll, em que o coelho mostra a Alice o caminho para o País das Maravilhas, "El Conejo" Saviola tem guiado os campeões nacionais rumo ao golo.
Ora recuando no terreno, juntando-se a Aimar na segunda linha do meio-campo e transformando o 4-1-3-2 num 4-1-4-1, ora dando profundidade na ala direita, disfarçando os constantes movimentos interiores de Carlos Martins, o "coelho" argentino tem sido a bússola "encarnada" rumo à baliza adversária.

Sem comentários: