segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Marek Hamšík (Napoli - ITA)

A grande figura do actual futebol eslovaco. Marek Hamsik, 21 anos, era um jovem desconhecido (17 anos) quando saiu do Slovan Bratislava rumo ao Brescia, de Itália.
A primeira temporada no clube da Lombardia não foi a mais esperada: o Brescia desceu de divisão. Mas nas duas temporadas seguintes, jogando na Serie B, Hamsik desenvolveu o seu jogo e começou a dar nas vistas. Em 2006-2007, foi figura da equipa, apontando dez golos em 40 jogos. Um registo notável para um médio de apenas 19 anos.
No final da temporada, o Nápoles, que regressava à Serie A, resgatou-o para as suas fileiras. No clube napolitano, Hamsik «explodiu» e continuou a mostrar a sua aptidão como médio goleador, terminando a temporada 2007-2008 como melhor marcador da equipa.
Sem ser um monstro em termos físicos (1,83m e 73 kg.), o médio eslovaco é o chamado médio área-a-área (box-to-box), agressivo com e sem bola.
Jogando num sistema 3x5x2, Edoardo Reja, treinador do Nápoles, coloca Hamsik no trio do meio-campo, aproveitando a sua excelente cultura táctica, adquirida no exigente «calcio, e capacidade para desequilibrar. A noção de espaço do médio permite que apareça muitas vezes na área a finalizar. Esta época já leva sete golos na Serie A e é um dos destaques no surpreendente Nápoles.
Um grande médio para a próxima década.

Sem comentários: