A grande figura do actual futebol eslovaco. Marek Hamsik, 21 anos, era um jovem desconhecido (17 anos) quando saiu do Slovan Bratislava rumo ao Brescia, de Itália.A primeira temporada no clube da Lombardia não foi a mais esperada: o Brescia desceu de divisão. Mas nas duas temporadas seguintes, jogando na Serie B, Hamsik desenvolveu o seu jogo e começou a dar nas vistas. Em 2006-2007, foi figura da equipa, apontando dez golos em 40 jogos. Um registo notável para um médio de apenas 19 anos.
No final da temporada, o Nápoles, que regressava à Serie A, resgatou-o para as suas fileiras. No clube napolitano, Hamsik «explodiu» e continuou a mostrar a sua aptidão como médio goleador, terminando a temporada 2007-2008 como melhor marcador da equipa.
Sem ser um monstro em termos físicos (1,83m e 73 kg.), o médio eslovaco é o chamado médio área-a-área (box-to-box), agressivo com e sem bola.
Jogando num sistema 3x5x2, Edoardo Reja, treinador do Nápoles, coloca Hamsik no trio do meio-campo, aproveitando a sua excelente cultura táctica, adquirida no exigente «calcio, e capacidade para desequilibrar. A noção de espaço do médio permite que apareça muitas vezes na área a finalizar. Esta época já leva sete golos na Serie A e é um dos destaques no surpreendente Nápoles.
Um grande médio para a próxima década.
Sem comentários:
Enviar um comentário