sábado, 15 de novembro de 2008

Juan Mata (Valencia - ESP)

Mais um valor emergente do sedutor futebol espanhol. Depois de Vicente e David Silva, Juan Mata é outra pérola canhota descoberta pelo Valência.
Juan Manuel Mata, 20 anos, extremo-esquerdo, fez a formação no Oviedo, de onde se transferiu, mais tarde, para a «cantera» do poderoso Real Madrid. Tinha apenas 16 anos. Durante os três anos que passou em Madrid não fez qualquer jogo oficial pela equipa principal dos «merengues» e em 2007 o Valência resgatou esta jovem promessa para o seu plantel.
Embora a época de estreia tenha sido desastrosa para a equipa do Valência - terminou o Campeonato Espanhol em 10º lugar - Juan Mata foi uma das agradáveis surpresas da equipa «che». Beneficiando das constantes lesões de Vicente, uma das estrelas da equipa, e da dispensa de Angulo, Mata foi lançado por Ronald Koeman e não desiludiu. Ajudou o Valência a vencer a Copa do Rei (Taça de Espanha), contribuindo com um golo na final frente ao Getafe (3-1), e terminou a época de estreia como um dos jogadores preferidos da «afición» do Valência, recebendo o prémio de Melhor Jovem Jogador do clube.
Os indícios de que estaríamos na presença de um jogador com um largo futuro pela frente concretizaram-se no início da actual temporada: Juan Mata é titularíssimo na equipa dirigida por Unai Emery.
Jogador canhoto, com grande velocidade e rapidez de execução, vê o seu futebol fluir quando é encostado ao lado esquerdo do meio-campo, acelerando jogo desde trás. Mas a veia goleadora deste jovem espanhol permite que seja igualmente uma opção (muito) válida para jogar atrás do ponta-de-lança, deambulando pela frente de ataque. Forma com David Villa uma dupla de sucesso que tem ajudado a manter o Valência no topo da tabela classificativa.
Aos 20 anos, pode estar a caminho de somar a primeira internacionalização pela selecção espanhola, depois de Vicente del Bosque o ter convocado para o amigável frente ao Chile.

Sem comentários: