domingo, 17 de outubro de 2010

COMO JOGA | BORUSSIA DORTMUND (Ale)


O arranque na Bundesliga deste ano, começa a deixar os adeptos do Dortmund esperançados em novos feitos, depois do calvário de resultados nos últimos anos. O primeiro lugar foi conquistado neste fim-de-semana.
No banco está Jurgen Klopp, ex-jogador do Mainz, onde começou a carreira de treinador e onde permaneceu durante sete anos, antes de em 2008 aceitar mudar-se para a formação do Vale do Ruhr.
Sempre a viver o jogo de forma vibrante, como se ainda andasse dentro de campo, transformou o Borussia Dortmund numa das equipas mais agradáveis da Bundesliga.
Com um futebol atractivo, assente em passes curtos e triangulações, o 4-2-3-1 da formação "amarela" revela bons princípios de jogo, com pressão média/baixa ao portador da bola, surgindo normalmente mais dois jogadores por perto, a fecharem possíveis linhas de passe.
Na defesa, Owomoyela e Schmelzer dão profundidade nas laterais, enquanto Hummels forma com Subotic - ágil no corte e com grande sentido de posicionamento - uma dupla que impõe respeito.
Mas é no meio-campo que está a grande virtude desta equipa, onde Bender garante equilíbrio e o baixinho Nuri Sahin pega no jogo mais atrás, juntando-se ao japonês Kagawa na segunda linha de meio-campo e alterando a estrutura de 2x1 para 1x2.
Nas alas, surgem Blaszczykowski, mais vertical, e Grosskreutz, que parte da esquerda para o centro, no apoio a Lucas Barrios, um ponta-de-lança com grande noção de espaço, que desgasta os centrais adversários e chama a si as marcações, permitindo as rupturas das "serpentes" Sahin e Kagawa.
Futebol de primeira a marcar posição na Bundesliga 2010-2011.