terça-feira, 30 de setembro de 2008

Zenit (RUS)

Deixaram a Europa do futebol de boca aberta ao vencerem a Taça UEFA, na época passada, e já no início da actual temporada voltaram a surpreender tudo e todos quando venceram o todo-poderoso Manchester United na Supertaça Europeia.
O bom futebol demonstrado possibilitou que muitos dos seus jogadores fossem convocados para representar a selecção russa no Euro-2008, contribuindo para a excelente campanha na competição.
No banco está o holandês Dick Advocaat, treinador com muitos anos de experiência - liderou, entre outros, a selecção do seu país - e que implementou princípios de jogo de acordo com a escola holandesa: passe curto em progressão, posse de bola, jogo pelas alas e mobilidade na frente de ataque.
Na baliza, Malafeev, 29 anos, produto das escolas de formação do Zenit e um dos melhores guarda-redes russos da actualidade. À sua frente, um quarteto defensivo composto por Anyukov, Puygrenier (ex-Nancy), Križanac e o internacional checo Radek Šírl. Este é, talvez, o sector mais débil da equipa russa. No entanto, Anyukov é o principal nome desta defesa. Internacional russo, extremamente forte no desarme e no posicionamento, sabe dar profundidade ao flanco.
Mas é do meio-campo para a frente que a qualidade aumenta. À frente do «4» defensivo está o capitão de equipa Tymoshchuk, internacional pela Ucrânia, jogador com impecável sentido posicional, que pressiona sem bola e gere os tempos de saída para o ataque. É ele a grande referência da equipa.
Mais à frente, Zyryanov, complemento ideal de Tymoshchuk, é jogador de área-a-área, ataca e defende bem, e, normalmente, a segunda bola, na fase ofensiva, passa por ele. Igor Denisov completa o trio de meio-campo, embora mais encostado ao flanco direito, dando largura ao jogo da equipa e possibilitando as diagonais dos dois criativos da equipa, Danny e Arshavin, que, encostados à linha, fogem das marcações para depois aparecerem a finalizar na área.
Como referência de área, em cunha entre os centrais adversários, Pogrebnyak, melhor marcador da Taça UEFA na temporada anterior, excelente finalizador, com bom jogo de cabeça e grande poderio físico (1,88 m e 91 kg).
No banco, jogadores como Domínguez, que perdeu a titularidade com a chegada de Danny, o jovem Fayzulin, promessa do futebol russo, e o internacional turco Fatih Tekke são alternativas de qualidade.

Sem comentários: