sábado, 13 de setembro de 2008

Yuri Zhirkov (CSKA Moscovo - RUS)

Uma confirmação do futebol russo!
Yuri Zhirkov, desde 2004 no CSKA Moscovo, apareceu em grande no último Campeonato da Europa, onde foi titular indiscutível da selecção russa.
No seu clube, este lateral/médio joga no lado esquerdo do meio-campo num sistema de três defesas. Apesar de ter apenas 25 anos, já está habituado às grandes competições europeias de clubes. Em 2005, marcou um dos golos com que o CSKA derrotou o Sporting na final da Taça UEFA.
Na selecção russa, o seleccionador Guus Hiddink prefere utilizar um sistema com quatro defesas e Zhirkov aparece como lateral esquerdo, tendo liberdade para subir no terreno, beneficiando do posicionamento mais estático do lateral-direito, Anyukov. Durante o Euro-2008, Zhirkov soltou-se muitas vezes no apoio ao ataque como um autêntico extremo-esquerdo, em combinações com Saenko e Arshavin, que também caíam muitas vezes naquela zona, confundindo as marcações adversárias.
Rápido, excelente nos cruzamentos, com grande controlo de bola e excelente sentido posicional, travou enorme duelo com Sergio Ramos durante a meia-final do Euro-2008, frente à Espanha.
Em Julho, Roman Abramovich, dono do Chelsea, quis levá-lo para Londres. Acabou por ficar na Rússia mas, acredita-se, será por pouco tempo. Os «tubarões» europeus estão atentos a esta pérola do Cáucaso.

2 comentários:

Diogo Almeida disse...

Excelente e justo destaque!

Um dos laterais mais inteligentes que alguma vez vi jogar. Elegante e perfeito a ler o jogo. Tão bom como foi Roberto Carlos, mas num estilo profundamente diferente, mais clássico, mais Europeu se quisermos.

Anónimo disse...

rui costa vai la contrata-lo lol