Ao longo dos anos o futebol italiano foi sempre visto como o lugar dos grandes defesas, a escola onde se fazem alguns dos melhores defesas-centrais da história do futebol. Um campeonato onde os avançados têm grande dificuldade em actuar, por ter um cariz marcadamente mais defensivo em relação a outros campeonatos da Europa. Por esta razão, os avançados com sucesso em Itália devem ser levados em grande consideração.O Milan, actual campeão europeu, conta nas suas fileiras com um atacante de créditos mais que firmados e que, apesar da idade, continua a demonstrar um «killer-instinct» impressionante: Pippo Inzaghi. O ponta-de-lança italiano continua a dar grandes dores de cabeça às defesas adversárias e a fazer aquilo que se pede a um avançado: Golos! E não são poucos...
Pode não ser um virtuoso ou um velocista, mas sabe posicionar-se muito bem na frente de ataque, adivinhando quase sempre onde a bola vai cair. Sabe finalizar bem com a cabeça e com os dois pés, embora quase sempre o faça com o direito. Aquelas pessoas mais atentas aos pormenores e que se interessem por estatísticas, facilmente descobrem a imagem de marca de Inzaghi: a forma como se coloca no limite do fora-de-jogo. É capaz de terminar uma partida com 5 ou 6 foras-de-jogo assinalados, mas isto não significa que tenha níveis de concentração baixos. Pelo contrário! Inzaghi coloca-se em linha com a defesa adversária e, no momento em que o passe é feito, ele arranca em direcção à baliza. Este movimento é quase sempre fatal. Qualquer desconcentração defensiva durante os 90 minutos é sinónimo de mais um golo na conta pessoal do internacional transalpino.
Inzaghi conta neste momento com 60 golos em todas as competições oficiais da UEFA, estando apenas a 2 golos de igualar Gerd Müller (62 golos). Aos 34 anos, tendo mais uma época pela frente e depois de tudo o que já fez pelos clubes onde passou, ninguém se arrisca a dizer que «Super Pippo» não chegará à marca que o tornará eterno.
Palmarés:
- 3 Serie A
- 1 Taça de Itália
- 2 Ligas dos Campeões
- 2 Supertaças Europeias
- 1 Campeonato do Mundo (FIFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário